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A MOTOCICLETA

A MOTOCICLETA TÉNÉRÉ 250cc - THE LEGEND

TÉNÉRÉ 250cc - ano 2012
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Comprimento total: 2.120 mm
Largura total: 830 mm.
Altura total: 1.370 mm
Altura do assento: 865 mm
Distância entre eixos: 1.385 mm
Altura mínima do solo: 270 mm
Peso seco: 137 kg
Motor: 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar com radiador a óleo.2 válvulas - Cilindrada usual: 250 cc
Diâmetro x curso: 74.0 x 58,0 mm
Taxa de compressão: 9.80 : 1
Potência máxima: 21 cv a 8.000 RPM
Torque máximo: 2,10 kgf.m a 6.500 RPM
Sistema de partida: Elétrica
Sist. de lubrificação: Cárter úmido,com radiador de óleo
Capacidade do óleo de motor: 1,5 litros (com o filtro)
Capacidade do tanque de combustível: 16 litros (reserva 4,8 litros).
Alimentação: Injeção Eletrônica
Sistema de ignição: TCI
Bateria: GS Yuasa, 12V 6 Ah, selada
Embreagem: multidisco banhado a óleo
Câmbio: 5 velocidades.
Quadro: Semi Berço duplo em aço
Pneus PIRELLI SCORPION:
Pneu dianteiro: 80/90-21 MT90 A/T 48S.
Pneu traseiro: 120/80-18 MT90 A/T 62S.
Freio dianteiro: Disco de 245 mm de diâmetro
Freio traseiro: Disco de 203 mm de diâmetro
Suspensão dianteira: Garfo telescópico
Suspensão traseira: Monoamortecida com link
Curso da suspensão dianteira: 220 mm
Curso da suspensão traseira: 200 mm
Lâmpada do farol: 2 X 12V 55/55 W (halógena)
Lâmpada da lanterna traseira: 12 V 5/21 W
Lâmpada do pisca: 12V 10W x 4
Painel de instrumentos: Cristal liquido multifuncional – hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip).Marcador do nível de combustível digital e relógio.Luzes espias, velocímetro e tacômetro eletrônico análogo.
Cores: Branca, Preta, Azul.

Manual Ténéré XTZ 250cc (português)

click no link abaixo



AS NOSSAS MOTOCAS...

Na preparação das motos tomamos alguns cuidados que acreditamos ser o mínimo necessário para literalmente "evitar de ficar pela estrada”. Através da experiência que possuímos em viagens anteriores e pelos grandes ou pequenos problemas que tivemos que enfrentar na quebra da nossa parceira e também por problemas que outros viajantes nos relataram, procuramos sempre realizar um check list, abaixo relacionado e discriminado.

Os itens abaixo são obrigatórios de estarem "zerados" no momento da partida, 000 km mesmo!!! Principalmente quando a moto for usada e existir alguns km marcando no painel, no nosso caso as motocas são "praticamente zeradas", com menos de 5.000 km, porém acreditamos ser necessário executar todo o check list, afinal quanto mais cautela melhor!


NOSSO CHECK LIST ...
 Pneus e câmeras de ar dianteiro e traseiro;
 Pastilhas de freio dianteira e traseira;
 verificar a vela, o cachimbo e os cabos;
 Sistema de Transmissão (coroa, corrente e pinhão);
 Óleo do motor e o filtro do óleo;
 Filtro de ar;
 Filtro do combustível;
 Mangueiras de combustível e do sistema de óleo do motor;
 Rolamentos das rodas e da caixa de direção;
 Bateria;
 Fluido dos freios dianteiro e traseiro e também verificar todo o conjunto de mangueira e conexões dos freios;
 Chicote e todo o sistema elétrico.
 Todas as lâmpadas;
 Amortecedor traseiro, embuchamento e lubrificação;
 Bengala e seus retentores;
 Injeção Eletrônica, mapear toda a unidade;
 Discos de Embreagem;

MODIFICAÇÕES NA MOTOCA PARA A EXPEDIÇÃO
 Instalação do bagageiro GIVI para receber o bauleto GIVI(churrasqueira);
 Instalação do suporte das malas laterais GIV;
 Reforço com barra de ferro no quadro para suportar peso extra e evitar a sua quebra;
 Nos Pneus a vacina Anti-Furo (Verdinha);
 Protetor do Tanque e Carenagem barras de ferro com pintura epóxi;
 Proteção para o farol em ferro com pintura epóxi;
 Lub-Jet sistema exclusivo de lubrificação á óleo da corrente de transmissão com a moto em movimento;
 Suporte para o GPS;
 01 descanso lateral do lado direito da motocicleta, transformando-se em um cavalete;
 Dispositivo tipo "acendedor de cigarro", para carregar a bateria de equipamentos elétricos e ser utilizado também como tomada 12v;
 Dispositivo “USB” para carregar o GPS e outros eletrônicos;
 Instalação de caixa de ferramentas para levar também peças de reposição de fácil acesso;
 Instalação de bussola, termômetro e relógio.

 

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PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA A MOTOCICLETA
 01 cdi;
 01 relê do pisca;
 04 filtros de óleo;
 02 litros de óleo;
 03 câmaras de pneu sendo 01 aro 21 e 02 aro 18;
 01 extator;
 02 jogos de pastilhas (freio traseiro);
 01 jogo de pastilha (freio dianteiro);
 02 manetes (01 esquerdo e 01 direito);
 10 raios roda traseira;
 10 raios roda dianteira;
 01 jogo de discos da embreagem;
 01 lâmpada do farol;
 02 lâmpadas da lanterna/freio;
 02 lâmpadas de pisca;
 01 cabo de embreagem;
 01 filtro de ar;
 02 jogos de rolamentos, 1 roda dianteira e 1 roda traseira;
 01 jogo de pneu Levorin;
 03 emendas de correntes e 20 cm de corrente;
 Sistema de transmissão: 01 Corrente, 01 pinhão e 01 coroa;
 01 kit de reparo de Pneus a frio (VIPAL);
 01 cachimbo;
 Fusíveis diversos;
 02 velas;
 02 válvulas de câmeras dos pneus.

ALGUNS CUIDADOS A MAIS COM A MOTOCA ANTES DE PARTIR

 Verificar o quadro (trincas, alinhamento, rachaduras, quebra de soldas e outros);
 Verificar o Motor (vazamentos, barulhos, juntas, regulagens, na dúvida (literalmente) abrir e dar uma “olhada”)
 Mangueiras do óleo (vazamentos, conexões, furos, ressecada, tempo de uso, etc);
 Reaperto de todos os parafusos e porcas, utilizar um fluido vermelho (conhecido como trava-rosca);
 Nas lentes dos piscas passar a fita adesiva “contact”, para evitar de perder a lente;
 Fixar bem a lanterna traseira e quando possível reforçar a fixação pelo mesmo motivo das lentes dos piscas;
 Cuidado ao inserir equipamentos elétricos na moto por causa do consumo da bateria ou sobrecarga.

OUTROS” QUE NÃO PODEMOS ESQUECER DE LEVAR JAMAIS...
∞ Bandeira do Brasil e bandeira do Motoclube;
∞ Mapas;
∞ Bomba Manual (para encher pneu e colchão);
∞ 1 kit de Remendos para câmera de pneu a frio (VIPAL);
∞ 1 calibrador para aferição das libras do pneu;
∞ 02 Espátulas para trocar e consertar os pneus;
∞ 01 lanterna (que possa ser ligada também na bateria da moto na falta de pilha);
∞ 01 Tubo Superbonder;
∞ Lubrificante para a corrente;
∞ Pilhas recarregáveis e o carregador;
∞ Corda para reboque;
∞ Arame;
∞ Enforca gato (stick) 03 tamanhos diferentes sendo 20 unidades de cada;
∞ Parafusos diversos tamanhos (sextavado e arlen) com porcas e arruelas;
∞ Isqueiro e caixa de fósforos;
∞ 01 Durepoxi;
∞ 01 Extensão elétrica com 10 metros;
∞ 01 Cabo elétrico de 2 metros com garras de "jacarés" nas pontas (cabo chupeta);
∞ 01 fita isolante;
∞ 01 fita adesiva larga;
∞ 01 Fita adesiva Silvertape;
∞ 01 canivete multi-funções;
∞ 01 facão;
∞ 01 Pincel.

FERRAMENTAS
† Kit de ferramenta original;
† 01 Alicate Universal; 01 Alicate de corte; 01 Alicate de Bico; 01 alicate de Pressão;
† 01 chave de raio (roda);
† 01 chave de válvula da câmara do pneu;
† Jogo de chaves modelos: Catraca, Estrela, Fixa e Combinada
(verificar com o seu mecânico a numeração e o modelo da chave que melhor atenda a necessidade da sua motocicleta, evite levar excesso de peso);
† 01 Martelo Universal; 01 Martelo menor de Ferro;
† Jogo de Chaves Arlem;
† 01 grifo pequeno;
† 01 chave de vela;
† 03 chaves de fendas (p, m, g)
† 03 chaves Phillips (p, m, g)
† 02 serras amarelas Scott.

ANTIGA E NOVA GERAÇÃO DA TÉNÉRÉ
MODELOS ANTIGOS
XT 500cc

FABRICAÇÃO 1975








FABRICAÇÃO 1976
















FABRICAÇÃO 1977









FABRICAÇÃO 1978







FABRICAÇÃO 1979









FABRICAÇÃO 1980 e 1981







FABRICAÇÃO 1982







FABRICAÇÃO 1986 e 1988








XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 1









XT TÉNÉRÉ 600Z - Fase 2








XTZ SUPER-TÉNÉRÉ 750cc



MODELOS DO RALLY DAKAR









NOVA GERAÇÃO DA MOTOCICLETA TÉNÉRÉ

TÉNÉRÉ 250cc
LINHA 2011







LINHA 2012








TÉNÉRÉ 660cc

XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE com ABS







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK com ABS







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ DESERT KHAKI







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ MATT GREY







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ WHITE







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ POWER BLUE







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ BLACK







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE







XTZ 660cc - TÉNÉRÉ RALLY & PROTÓTIPOS







SUPER TÉNÉRÉ 1.200cc

XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ POWER BLUE








XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MIDNIGHT BLACK









XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ COMPETITION WHITE








XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ SILVER TECH








XTZ 1200cc SUPER TÉNÉRÉ MATT GREY










FAMILIA TÉNÉRÉ NACIONAL

3 comentários:

  1. Gostaria de perguntar aos senhores por que escolheram a Tenere 250 para esse desafio e, uma vez que tudo já foi realizado, os senhores a mesma moto para fazer um outro desafio semelhante?

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  2. Tenho uma super ténéré 1200cc, gostaria de obter informações como fazer p/ trocar pneu traseiro, já que a minha está na hora da troca, se possível até com fotos, obrigado, Edilberto
    email: edilmacabu@yahoo.com.br

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